segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pontos Positivos e Negativos em relação ao uso da Tecnologia no Processo de Ensino-Aprendizado


O uso da tecnologia na educação pode trazer pontos positivos e negativos. Os resultados dependem da forma de utilização das ferramentas tecnológicas. Abaixo se pode ver uma relação desses pontos e suas implicações. 

Pontos Positivos:

Velocidade e abrangência

A busca pela informação em mídias eletrônicas é rápida visto que é feita a partir de algoritmos complexos de análise de dados que exibem os resultados em formato de ranking, onde a informação mais relevante tende a aparecer em primeiro lugar. Os resultados de pesquisas normalmente são associados a comentários de usuários que já realizaram a mesma pesquisa no passado e avaliaram os resultados quanto à veracidade, coerência e qualidade.

Inovação

A tecnologia acelera a inovação visto que facilita a comunicação dos pares com os mesmo objetivos e a divulgação dos resultados em âmbito global. Muitas ideias surgiram do brainstorm (Técnica desenvolvida para explorar o potencial criativo de um indivíduo ou grupo.) em mídias sociais, principalmente na comunidade open source (ou software livre é um padrão de desenvolvimento aberto e sem restrições de distribuição). 
As ideias inovadoras são geralmente patrocinadas por empresas ou investidores individuais e geram melhorias para a sociedade e oportunidades comerciais. No caso da educação a tecnologia também incentiva a inovação, pois oferece novas ferramentas de criação.

Interação

Softwares educativos permitem a interação do aluno com o conhecimento. O aluno pode navegar no conteúdo interagindo com o mesmo no sentido de escolher o quê, como, quando e em qual nível de detalhe quer estudar de acordo com seu nível de curiosidade sobre o assunto. Tecnologias como enciclopédias digitais, jogos educacionais, realidade aumentada e simulação bidimensional ou tridimensional podem facilitar essa interação virtual aproximando o aluno da realidade do problema apresentado e suas possíveis soluções.

Cooperação

A cooperação entre alunos de uma mesma sala de aula é influenciada por uma série de fatores como: o grupo de valores e interesses no qual o aluno se insere, sua personalidade, timidez ou extroversão, a disposição das carteiras na sala de aula, etc. Esses fatores podem se apresentar como barreiras para a cooperação geral entre os alunos. Essa barreira pode ser contornada ou diminuída, além do diálogo e da socialização tradicionais, pela interação digital promovida por meio de redes sociais, fóruns e listas de discussões. Alunos tímidos talvez se sintam mais a vontade para interagir com os colegas e para fazer perguntas ao educador.        
Conforme Shirky (2010) a colaboração por meio das mídias sociais é o melhor caminho para o progresso humano.

Autonomia

A tecnologia incentiva à autonomia. Visto que o uso do computador ou equipamento tecnológico é normalmente individual o usuário tende a ter um comportamento autônomo, executando tarefas sozinha e buscando auxílio na própria ferramenta tecnológica por meio de arquivos de ajuda, tutoriais e buscas na internet.

Lúdico

Os jogos educacionais, quando corretamente desenvolvidos, podem estimular um aprendizado divertido principalmente na educação infantil. Os jogos de computador ou videogames devem ser escolhidos coerentemente com a faixa etária da criança e com a fase de desenvolvimento na qual ela se encontra. Os jogos podem desenvolver o aprendizado de forma lúdica colocando em prática os efeitos benéficos descritos por Vygotsky.

Operação Multitarefa

Essa característica pode ser positiva, pois abre novas possibilidades para o cérebro humano.     
A operação multitarefa na solução de problemas pode aumentar a eficiência e a produtividade. (DAVIDSON, Cathy apud ÉPOCA,2011, n.702, p.79)

Pontos Negativos:

Identidade

O usuário pode assumir diferentes identidades na internet (PALFREY e GASSER, 2011).              
A criação de um perfil em uma rede social define suas características pessoais, seus atributos e interesses. O nome real pode ser substituído por um usuário e as informações podem ou não ser totalmente verdadeiras. O perfil por sua vez, pode representar não necessariamente um indivíduo, mas também um grupo (banda, partido, empresa ou organização), ou uma entidade com interesses específicos.
Muitos adolescentes criam perfis falsos, fazendo-se passar por outra pessoa – normalmente uma personalidade famosa da música ou do cinema ou uma entidade representando o nome de seu blog ou personagens alegóricos. Isso pode ser um problema nos estágios intermediários de desenvolvimento da criança, pois é nessa fase, a adolescência, que ela desenvolve sua identidade e personalidade como ser humano adulto.

Privacidade

Com a difusão em massa e em escala global a internet alterou o modo como encaramos a privacidade. A informação passa a ser disponível a qualquer pessoa conectada a rede e em qualquer parte do mundo. Essa informação pode ser distorcida e novamente encaminhada trazendo danos irreversíveis (PALFREY e GASSER, 2011).

Imediatismo

A informação de fácil acesso pode ocasionar uma característica negativa nos usuários: o imediatismo. É característica dos nativos digitais o imediatismo. Para o imediatista a informação deve estar disponível no momento em que será usada. Ao surgir uma dúvida basta pesquisar em um site de busca, ler o primeiro hiperlink, que deve ser obrigatoriamente o mais relevante. 
Esse é o vício que a busca rápida e de fácil acesso impõe ao internauta.

Superficialidade

Para Carr (2010) a internet está mudando para pior o funcionamento do cérebro humano.
Segundo o autor as pessoas estão ficando “rasas”, ou seja, pensando com superficialidade.
Para ele consulta-se a internet sem se preocupar com a memorização e o entendimento completo da área de conhecimento, mas apenas com o tópico de interesse imediato (CARR, Nicholas Apud ÉPOCA, 2011, n.702, p.79). Lanier (2010) afirma que a WEB 2.0 é prejudicial visto que apesar de incentivar a colaboração, esta é feita na maior parte das vezes de forma anônima em comentários sem preocupação com a escrita formal.

Isolamento

A dependência da tecnologia pode causar outro problema mais sério: o isolamento.
A criança ou adolescente pode passar tantas horas imerso no ciberespaço que acaba cortando os laços sociais com as pessoas que o cercam. Essa conduta é perigosa visto que enfraquece as habilidades interpessoais, empobrecendo o convívio da pessoa com seus pares na família, escola e trabalho. Pode ser um dos fatores coadjuvantes para o aparecimento de doenças psiquiátricas como a depressão e a ansiedade. A escola não pode ser totalmente substituída (principalmente na educação infantil) devido ao seu caráter socializante e a “pedagogicidade indiscutível da materialidade do espaço” (FREIRE, 1996, p.45). É na escola que a criança descobre a importância do trabalho em equipe e aprende a se relacionar com outras crianças.

Sobrecarga cognitiva

Lévy (2010) afirma que inteligência coletiva pode trazer sobrecarga cognitiva, ou seja, a alta disponibilidade de informações e formas de comunicação também pode gerar estresse. 
Segundo a revista Época, Rushkoff (2011) entende que devemos aprender como a tecnologia funciona para não sermos controlados por ela. Ainda conforme a mesma revista, Pariser (2011) defende que a leitura na internet pode ser condicionante visto que as pessoas têm a tendência de ler apenas as obras com as quais concordam. 
Assim segundo a autora devemos evitar ser tendenciosos em nossas pesquisas na internet.

Resultados da análise comparativa

A crescente inovação tecnológica apresenta novas interfaces e dispositivos, cada vez mais sofisticados, e novas utilidades para os mesmos. Apesar de positiva, essa mudança exige que os usuários aprendam as novas formas de utilização e alterem a infraestrutura existente para recebê-las.
Cada nova mudança envolve o gasto de recursos financeiros e de tempo na adaptação à nova tecnologia. 
A interação é essencial ao ensino-aprendizado conforme as teorias de Piaget e Vygotsky. 
A cibercultura e suas ferramentas de comunicação social promovem a interação rápida e aproxima as pessoas. Essa interação quando excessiva e mal gerenciada pode trazer a falta de privacidade expondo informações pessoais e trazendo danos morais e intelectuais.


Pontos positivos
Pontos negativos
Inovação
Aprendizado constante em novas tecnologias e interfaces e custo inerente;
Interação
Falta de privacidade
Cooperação
Desrespeito aos direitos autorais e unanimidade
Autonomia
Individualismo
Lúdico
Dependência
Acesso rápido as informações
Imediatismo
Operação multitarefa
Superficialidade
Inteligência e memória coletivas
Perda da memória individual
Ampla disponibilidade de informações
Sobrecarga cognitiva

A partir da análise da Tabela acima percebe-se que os pontos positivos são de ordem técnica, ou seja, facilitam ou aceleram o processo de ensino-aprendizado como ferramentas de apoio. 
Em contraste, os pontos negativos apresentados, não são de ordem técnica, mas sim de ordem comportamental. 
São, portanto, mais prejudiciais os riscos comportamentais do que se fossem apenas desafios técnicos, pois afetam o bem-estar individual e coletivo influenciando as interações sociais. 
Desafios técnicos podem ser contornados por outras tecnologias, e envolvem recursos financeiros e intelectuais. Problemas comportamentais são mais difíceis de resolver devido a sua complexidade. 

Divinizar ou diabolizar a tecnologia ou a ciência é uma forma altamente 
negativa e perigosa de pensar errado. De testemunhar aos alunos, às vezes 
com ares de quem possui a verdade, um rotundo desacerto. Pensar certo, 
pelo contrário, demanda profundidade e não superficialidade na 
compreensão e na interpretação dos fatos. Supõe a disponibilidade à 
revisão dos achados, reconhece não apenas a possibilidade de mudar de 
opção, de apreciação, mas o direito de fazê-lo. (FREIRE, 1996, p.33) 



3 comentários:

  1. Muito bom, Wagna!
    Vc já preparou a estrutura da WebQuest. Agora, mãos a obra na produção dos conteúdos... A boa notícia: o prazo para a apresentação foi prorrogado. Temos até o dia 08/11. Um pouco mais de tempo para produzir os textos. Aproveite!
    Abçs fraternos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Wagna ficou tudo maravilhoso na sua página, parabéns pelo desempenho, adorei!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Élida e Verônica! Fico feliz que tenham gostado!

    ResponderExcluir